5 dicas para investir no bem-estar do seu ambiente de trabalho
Não é segredo que funcionários bem dispostos e satisfeitos apresentam resultados melhores e auxiliam no desenvolvimento da empresa.
Segundo uma pesquisa realizada pela Xerox em 2016, 69% das empresas multinacionais possuem estratégias para promover melhoras na saúde e no bem-estar dos seus colaboradores. Dentre os principais focos de atuação, a atividade física tem o maior destaque, seguida de alimentação saudável e iniciativas para diminuir o estresse.
Já pensou em adotar hábitos para que a sua empresa, seja ela grande ou pequena, prospere e melhore a satisfação de quem trabalha nela? Não estamos falando somente dos benefícios que o seu negócio pode ter, ou em utilizar essa postura como uma moeda de troca. O ideal é criar uma cultura de empresa para que os profissionais se identifiquem com o local de trabalho.
Veja algumas dicas:
1 – Hoje muitos modelos de empresas apostam na flexibilidade de horário, de acordo com as necessidades de cada um. Ao mesmo tempo em que o colaborador se sente à vontade e consegue equilibrar assuntos pessoais e profissionais, ele se dedicará com mais carinho às suas demandas. Tente entender cada caso e saiba onde e quando você pode ser mais flexível.
2 – Promova atividades físicas para combater o sedentarismo, seja uma caminhada em determinado horário de expediente, ou passeios de bicicleta fora do turno de trabalho, por exemplo. Não basta apenas disponibilizar essas atividades. É interessante que você se envolva com elas para que os colaboradores percebam que você também vive a cultura da empresa. Ter um convênio com academias que ofereçam descontos para os seus funcionários também é um excelente caminho.
3 – Ofereça ginástica laboral para evitar lesões por esforço repetitivo e melhorar a qualidade de vida no ambiente de trabalho. Analise se cadeiras, teclados e mesas estão na altura indicada, se os objetos de trabalho são adequados para os seus funcionários para que eles não se prejudiquem.
4 – Invista no talento pessoal de cada um. Ofereça cursos e especializações para que ele desenvolva suas habilidades e cresça como profissional. Reconheça quando o profissional superar os seus obstáculos.
5 – Em muitos casos, mais do que o salário, também são levados em consideração os benefícios, como vale-alimentação e plano de saúde. Que tal adquirir um plano de saúde adequado com a necessidade da sua equipe?
Com essas dicas, você vai criar um ambiente de trabalho agradável, humano e mais propenso ao desenvolvimento.